Síndrome de Dumping

SÍNDROME de dumping

Vamos falar sobre a Síndrome de Dumping?

É inegável os benefícios da cirurgia bariátrica em pacientes que sofrem de obesidade e que têm indicação da cirurgia.

Podemos perceber isso tantos em seus índices de saúde como de qualidade de vida. No entanto, sempre coloco aos meus pacientes a necessidade de mudar hábitos que o levaram à obesidade. Ao seguirem corretamente, poderão desfrutar de todos os benefícios oferecidos pela realização da cirurgia.

A Síndrome de Dumping pode ocorrer em até 50% dos pacientes em muitas cirurgias no estomago e no esôfago. Não conseguimos explicar porque só a metade dos pacientes apresentam estes sintomas.

Nestas situações o alimento pode chegar muito rápido ao intestino sem o completo processamento pelo estomago, causando sintomas.

Um dos mecanismos que retardam o esvaziamento gástrico é o PILORO, estrutura muscular no final do estômago que regula a passagem do alimento para o intestino. Como o Bypass Gástrico desvia o alimento do piloro, acaba sendo a técnica que mais provoca este tipo de Síndrome. Já em técnicas como a Gastrectomia Vertical (Sleeve) e SADI-S, a Síndrome de Dumping é bem menos frequente.

Existem 2 formas:

• Síndrome de Dumping Precoce
Até cerca de 30 minutos após alimentação.
O alimento muito concentrado chega no intestino que passa a tentar dilui-lo, para isto mobiliza líquido da circulação sanguínea para misturar com o alimento, causando distensão do intestino, cólicas, diarréia e náuseas.
Quando a mobilização de líquidos é muito grande podem ocorrer sintomas de queda da pressão arterial como taquicardia, tonturas, sudorese.

• Síndrome de Dumping Tardia ou Hipoglicemia Reacional
De 1 a 3 h após a alimentação.
Nesta Síndrome o que ocorre é Hipoglicemia em resposta a uma produção exagerada de Insulina pelo Pâncreas.
Neste pagina falaremos mais especificamente da Síndrome de Dumping Precoce.

Quais os sintomas da Síndrome de Dumping Precoce?

O consumo de alimentos ricos em gorduras e carboidratos simples não só podem prejudicar a perda de peso como podem provocar, a Síndrome de dumping – que têm como seus principais sintomas:

• Náuseas e Vômitos
• Diarreia

• Tontura
• Suor frio
• Batimento cardíaco acelerado
• Queda da Pressão arterial

Quanto tempo após a alimentação?

Os sintomas se manifestam em sua maioria em até 30 minutos após a ingestão de alimentos contraindicados (Síndrome de Dumping Precoce).

Como tratar a síndrome?

Como orientações básicas para evitar a Síndrome de Dumping recomenda-se:

• Evitar o consumo de açúcar e carboidratos simples tais como: alimentos com alto teor de açúcar, doces, achocolatados, sucos concentrados (mesmos os naturais), batata;
• Evitar associar mais de um carboidrato na refeição;
• Preferir as Frutas em natura aos sucos concentrados;
• Evitar o consumo de alimentos gordurosos;
• Fracionar a alimentação em porções menores e em até seis refeições;
• Não ingerir líquidos durante as refeições (sempre 1 hora antes ou depois);
• Aumentar ou mesmo associar o consumo de alimentos ricos em fibras e integrais;
• Aumentar ou mesmo associar alimentos ricos em proteínas;
• Mastigar bem e comer devagar

Ao perceber alguns dos sintomas, o paciente deve procurar ajuda médica. Certamente ele será mais uma vez orientado a ajustar a dieta, além de receber orientações nutricionais personalizada de um nutricionista.
Havendo necessidade seu médico poderá lhe receitar medicações para atrasar a passagem dos alimentos do estômago e intestino e evitar picos de glicose e insulina.

Não deixe que a síndrome de dumping retire de você os benefícios da realização de sua cirurgia bariátrica. Aproveite para viver tudo o que a obesidade lhe tirou. Invista em bons hábitos.

Sua saúde agradece.

Agende sua consulta, envie sua dúvida ou sugestão.

Clínica

Rua Dr. Alceu de Campos Rodrigues 46, conj 21-22-23