Dr. Marcelo Z Salem

Dr. MArcelo Z Salem

Coordenador do Centro de Cirurgia Avançada e Robótica.

Cirurgião do Aparelho Digestivo e da Obesidade Mórbida / Metabólica

Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1987), o Dr. Marcelo Salem fez sua Residência Médica em Cirurgia Geral (2 anos) e Cirurgia do Aparelho Digestivo (2 anos) no Hospital das Clínicas da FMUSP.

Defendeu o Mestrado em 1997 e o Doutorado em 2000, ambos pela Disciplina de Cirurgia do Aparelho Digestivo da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, sendo aprovado com louvor.

Trabalhou de 1992 a 2002 no Hospital do Câncer de SP, nos Departamentos de Terapia Intensiva (UTI) e no Departamento de Cirurgia Abdominal, adquirindo grande experiência em Cirurgia Oncológica, cirurgias de grande porte com alta complexidade, além do manuseio de pacientes em Unidade de Terapia Intensiva.

Em 1998 realiza curso no Massachussets General Hospital, Harvard Medical School.

Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD), da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) e da International Federation for the Surgery of Obesity (IFSO).

Inicia sua atividade privada em 1992, Cirurgia do Aparelho Digestivo, porém já desde o início focada em Cirurgia Minimamente Invasiva / Videolaparoscopia.

Em 1998 cria na clínica, grupo multidisciplinar para Cirurgia da Obesidade, priorizando a Videolaparoscopia, é um dos precursores desta via de acesso na obesidade no país. Sua experiência inicial é com o Bypass Gástrico, realizando posteriormente todos os métodos existentes: Banda Gástrica, Duodenal Switch e Scopinaro.

Em 2006 se interessa pela Gastrectomia Vertical (SLEEVE), novo procedimento em discussão nos congressos internacionais, e aprovado posteriormente no Brasil. Realiza a primeira cirurgia deste tipo do H. São Luiz – SP, sendo um dos pioneiros no método, e hoje consequentemente uma das maiores casuísticas individuais do país.

Em 2008 realiza a Colecistectomia Videolaparoscópica com Single Port (portal único, uma cicatriz só), novamente a primeira realizada no H. São Luiz -SP e posteriormente uma das primeiras no H. Sírio Libanês e Albert Einstein, é um dos poucos que hoje a realiza rotineiramente.

Desta forma o Dr. Marcelo se especializou em Cirurgia Videolaparoscópica Avançada, abrangendo desde as Doenças Benignas, a Oncologia e hoje especialmente a Obesidade e Diabetes 2.

Em 2016 é Certificado em Cirurgia Robótica, oferecendo desde então esta nova tecnologia tanto nos casos de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, quanto nas outras Cirurgias do Aparelho Digestivo, com excelentes resultados, sempre com  indicação ponderada e precisa.

Hoje realiza TODOS OS PROCEDIMENTOS BARIÁTRICOS autorizados existentes, podendo atender e compreender o desejo dos pacientes e oferecer a sua experiência para escolha do melhor método.

Consequentemente na área de CIRURGIA REVISIONAL (revisão de cirurgias ja feitas), é um dos poucos cirurgiões capazes que se dispõe re-operar cirurgias antigas, que tenham mal resultado ou complicações.

Atualmente, participa de Projeto de Pesquisa do Ministério da Saúde, no Hospital Sírio Libanês, desenvolvendo e avaliando nova Cirurgia para Diabetes 2, a GASTRECTOMIA VERTICAL COM INTERPOSIÇÃO ILEAL NO DUODENO, procedimento que apesar de exigir técnica apurada, é promissor para o tratamento desta doença.

Atua nos grandes hospitais de São Paulo, como o Sírio Libanês, Albert Einstein, Vila Nova Star, São Luiz, Oswaldo Cruz, entre outros.

Centro de Cirurgia Avançada

O Centro de Cirurgia Avançada inicia sua atividade em 1992, voltado a patologias Clinicas do Aparelho Digestivo, Coloproctologia, Cirurgia Geral, Cirurgia do Aparelho Digestivo e Oncológica, desde sempre priorizando a Cirurgia Minimamente Invasiva / Videolaparoscopia.

Fundado pelo Dr. Marcelo Z. Salem, e agregando profissionais de excelente formação, das melhores escolas cirúrgicas do Brasil: Faculdade de Medicina da USP, Faculdade de Medicina da Santa Casa de SP, Hospital do Câncer de SP – Fundação A. Prudente, cria-se uma equipe de alta qualidade.

Em 1998, a clinica inicia o Grupo Multidisciplinar para Cirurgia da Obesidade, sendo um dos precursores da via Videolaparoscópica na obesidade. A experiência inicial é com o Bypass Gástrico, realizando posteriormente todos os métodos existentes: Banda Gástrica, Duodenal Switch e Scopinaro.

Em 2006 realizam a Gastrectomia Vertical (SLEEVE), novo procedimento em discussão nos congressos internacionais, e aprovado posteriormente no Brasil. Realizam a primeira cirurgia deste tipo do H. São Luiz – SP, sendo um dos pioneiros no método, e hoje consequentemente uma das maiores casuísticas do país.

Em 2008 iniciam Colecistectomia Videolaparoscópica com Single Port (portal único, uma cicatriz só), novamente a primeira realizada no H. São Luiz -SP e posteriormente uma das primeiras no H. Sírio Libanês e Albert Einstein, é um dos poucos grupos que a realiza rotineiramente.

Desta forma o CENTRO DE CIRURGIA AVANÇADA se especializou em Cirurgia Videolaparoscópica Avançada, abrangendo desde as Doenças Benignas, a Oncologia e hoje especialmente a Obesidade e Diabetes 2.

Realiza efetivamente TODOS OS PROCEDIMENTOS BARIÁTRICOS autorizados existentes, podendo atender e compreender o desejo dos pacientes e oferecer grande experiência para escolha do melhor método.

Na CIRURGIA REVISIONAL (revisão de cirurgias ja feitas), é um dos poucos grupos capazes a re-operar cirurgias antigas, que tenham mal resultado ou complicações.

Atualmente, participam de Projeto de Pesquisa do Ministério da Saúde, no Hospital Sírio Libanês, desenvolvendo e avaliando nova Cirurgia para Diabetes 2, a GASTRECTOMIA VERTICAL COM INTERPOSIÇÃO ILEAL NO DUODENO, procedimento que apesar de exigir técnica apurada, é promissor para o tratamento desta doença.

Atuam nos grandes hospitais de São Paulo, como o Sírio Libanês, Albert Einstein, Vila Nova Star, São Luiz, Oswaldo Cruz, entre outros.

1
Olá como podemos ajudar?
Powered by