Hipoglicemia Reacional ou Dumping Tardio

Vamos falar sobre Hipoglicemia Reacional ou Dumping Tardio?

Acho importante relembrarmos alguns tópicos que já foram mencionados quando falamos da Sïndrome de Dumping Precoce:

• A Síndrome de Dumping não ocorre em todas as cirurgias no estomago e no esôfago. Não conseguimos explicar porque só uma parte dos pacientes apresentam estes sintomas.
  • A Síndrome esta relacionada a mudança do processo de digestão do estomago, o alimento pode chegar muito rápido ao intestino sem o completo processamento, causando sintomas.
  • Um dos mecanismos que retardam o esvaziamento gástrico é o PILORO, estrutura muscular no final do estomago que regula a passagem do alimento para o intestino.
  • Como o Bypass Gástrico desvia o alimento do piloro, acaba sendo a técnica que mais provoca este tipo de Síndrome. Já em técnicas como a Gastrectomia Vertical (Sleeve) e SADI-S, a Síndrome de Dumping é bem menos frequente.

Existem 2 tipos de Síndrome de Dumping: A Síndrome de Dumping Precose e a Tardia ou Hipoglicemia Reacional

Síndrome de Dumping Tardia e Hipoglicemia Reacional?

Nesta síndrome ocorre hipoglicemia em resposta a um estímulo exagerado a produção de insulina pelo pâncreas.

A reação ocorre após a ingestão de alimentos de Alto Índice Glicêmico. Esses alimentos são capazes de elevar muito e rapidamente a glicose no sangue. O aumento da glicose no sangue estimula o pâncreas a produzir imediatamente grandes quantidades de insulina para controlar a glicemia.

Na Síndrome de Dumping Tardia ou Hipoglicemia Reacional esta resposta do pâncreas é exagerada e desproporcional e acaba por causar Hipoglicemia 1 a 3 h depois da ingestão do alimento. Essa diferença de tempo dificulta para o paciente entender a relação da alimentação com os sintomas.

Quais os sintomas da Síndrome de Dumping Tardia?

O consumo de alimentos com alto Indice Glicemico chegam rapidamente ao intestino hiper estimulando o pâncreas a produzir grandes quantidades de Insulina, fazendo que a glicose diminua a níveis indesejáveis.

Os sintomas desta Hipoglicemia são:

• Fraqueza
• Suor Frio

• Tontura
• Tremores
• Batimento cardíaco acelerado
• Queda da Pressão arterial
• Confusão Mental ou até Desmaio

Quanto tempo após a alimentação?

Os  sintomas se manifestam em sua maioria de 1 a 3 h após a ingestão de alimentos contraindicados (Alto índice Glicêmico)

Como tratar a síndrome?

A grande confusão é que estes pacientes intuitivamente passam a comer mais e mais doces, carboidratos simples, sucos concentrados, achocolatados para controle e prevenção dos sintomas.

Estes alimentos têm Alto Índice Glicêmico e são exatamente os desencadeadores da Síndrome. Pouco a pouco, estes pacientes passam a ter mais crises ao longo do dia e com maior intensidade.

Como orientações básicas recomenda-se:

• Evitar o consumo de açúcar e carboidratos simples tais como: alimentos com alto teor de açúcar, doces, achocolatados, sucos concentrados (mesmos os naturais), batata;
• Evitar associar mais de um carboidrato na refeição;
• Preferir as Frutas em natura aos sucos concentrados;
• Fracionar a alimentação em porções menores e em até seis refeições;
• Não ingerir líquidos durante as refeições (sempre 1 hora antes ou depois);
• Aumentar ou mesmo associar o consumo de alimentos ricos em fibras e integrais;
• Aumentar ou mesmo associar alimentos ricos em proteínas;
• Mastigar bem e comer devagar

O que é o Índice Glicêmico (IG)?

Ele indica a velocidade de transformação dos carboidratos em glicose. eenergia para o corpo. Quanto mais alto o número, mais rápido o alimento eleva os níveis de açúcar no sangue.

Ao perceber alguns dos sintomas, o paciente deve procurar ajuda médica. Certamente ele será mais uma vez orientado a ajustar a dieta, além de receber orientações nutricionais personalizada de um nutricionista.
Havendo necessidade seu médico poderá lhe receitar medicações para atrasar a passagem dos alimentos do estômago e intestino e evitar picos de glicose e insulina.

Não deixe que a síndrome de dumping retire de você os benefícios da realização de sua cirurgia bariátrica. Aproveite para viver tudo o que a obesidade lhe tirou. Invista em bons hábitos.

Sua saúde agradece.

Agende sua consulta, envie sua dúvida ou sugestão.

Clínica

Rua Dr. Alceu de Campos Rodrigues 46, conj 21-22-23