DIABETES

Saúde e Diabetes

Doença causada pela presença de altos níveis de glicose no sangue, decorrente do defeito na produção e/ou ação da Insulina. A Insulina é um hormônio produzido no pâncreas e é o responsável pelo equilíbrio da glicose no sangue. Quando ocorre pouca produção ou há resistência à sua ação (a obesidade causa resistência à Insulina), a glicose no sangue aumenta (Diabetes), ocasionando lesões de vasos e órgãos como olhos, rins, coração entre outros.

É uma doença grave, que exige atenção e cuidados, pacientes acometidos tem o risco de morte duas vezes maior que na população remanescente.

%

Aumento no diagnóstico de diabetes 2 nos últimos 10 anos no Brasil

Milhões de diabéticos no mundo (2014)

%

Pacientes operados pela técnica de Bypass Gástrico, Scopinaro e Duodenal Switch normalizaram seus exames de Diabetes 2

O Diabetes pode ser dividido em dois tipos:

Diabetes Tipo 1
(Representa 5-10% dos Diabéticos)

Interrupção da produção de Insulina: O sistema imune destrói as células pancreáticas produtoras de Insulina, interrompendo a produção do hormônio. Geralmente, se apresenta na juventude.

Diabetes Tipo 2
(Representa 90-95% dos Diabéticos)
Resistência a Insulina: As células do corpo não utilizam a Insulina adequadamente, uma das causas dessa resistência é a obesidade. O pâncreas precisa produzir mais, e com o tempo para de fabricar também.

O Diabetes Tipo 2 vem aumentando progressivamente. Estudos nos EUA mostram que entre 1980 e 2006, na população americana com idade superior a 65 anos, o número de diabéticos triplicou. Atualmente, mais de 37% de pessoas nessa faixa etária são diabéticas.

Técnicas Cirúrgicas já aprovadas

A eficácia das cirurgias da obesidade no tratamento do Diabetes 2 e na Síndrome Metabólica ( Hipertensão Arterial, Colesterol, Triglicerides, etc) vem sendo verificada e estudada intensamente na última década.

Este efeito por vezes é independente da perda de peso e despertou interesse para que pudéssemos tratar pacientes que não necessitassem de perda de peso, mas fossem Diabéticos 2 e/ou com Síndrome Metabólica.