Banda Gástrica

BANDA GÁSTRICA

A chamada Banda Laparoscópica é a colocação de uma prótese, um anel inflável e regulável de silicone, ao redor da parte inicial do estômago, diminuindo sua capacidade (causa restrição gástrica).

É um procedimento que fez muito sucesso nos anos 2000 e atualmente esta em desuso.

Os motivos foram a pequena perda de peso, provavelmente pelo procedimento não causar as mudanças hormonais que as outras cirurgias promovem, e pelo  deslocamento e  sintomas causados pela prótese, levando a sua remoção.

Nesta cirurgia não ocorre “grampeamento” do estômago ou redução do intestino, apenas a colocação de um anel de restrição, inflável e regulável. É portanto a cirurgia mais rápida, mais simples e mais facilmente reversível.

No entanto, algumas considerações são importantes: a Cirurgia de Banda Gástrica é a que possui menor reservatório gástrico (20-25 ml) e o anel mais estreito, portanto é o procedimento que necessita maior rigor no controle do volume ingerido.

Neste procedimento não há redução do intestino, portanto a absorção é normal e por isso necessitamos controle mais rigoroso na ingesta de doces e carboidratos, que em pequenos volumes trazem muitas calorias. Também, é a cirurgia que pode causar mais vômitos e leva a um emagrecimento menor (50% do excesso de peso).

Em relação ao anel, esse está sujeito a deslocamentos para cima e para baixo ou migrações para dentro do estômago. Tais complicações podem ocorrer em até 10% dos casos, ocasionando em 6% dos pacientes reoperações ao longo dos anos para reposicionamento, troca da banda ou conversão em outra cirurgia. É, portanto, o procedimento que apresenta a maior quantidade de complicações, apesar de possuir menor gravidade.

O tempo de realização deste procedimento em geral é de 45 minutos.